Lemos Lc 11, 1-13
1 Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.»
2 Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino;
3 dá-nos o nosso pão de cada dia;
4 perdoa os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende;e não nos deixes cair em tentação.»
5 Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães,
6 pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer',
7 e se ele lhe responder lá de dentro: 'Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar'.
8 Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.»
9 «Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á;
10 porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á.
11 Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente?
12 Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
13 Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!»
As respostas de Jesus costumavam ser tramadas… A tal ponto que nos aparecem nos relatos evangélicos frases como esta:” Os discípulos queriam fazer-lhe perguntas, mas não se atreviam…”
Piores que as suas respostas, normalmente, só as suas perguntas… “Quem dizem os homens que eu sou?!” “Pode-se fazer o bem ao sábado?!”
E quando a resposta era uma pergunta, então estava o caldo entornado: “O que está escrito na Lei, que lês tu?!” “O Baptismo de João era do céu ou da terra?!”
Quando os discípulos lhe pedem: “Mestre, ensina-nos a orar”, é das poucas vezes que encontramos nos evangelhos uma resposta directa…
A maneira de orar não é uma questão de fórmulas ou métodos próprios de um grupo religioso… Tem a ver com a própria imagem de Deus! É isso que está em causa, é essa a mudança que os discípulos percebem que está a acontecer. Ao Iahvéh do Templo não se podia rezar como Jesus fazia… Ao Iahvéh dos Fariseus, não se podia rezar como Jesus fazia…
Quando os discípulos pedem: “Ensina-nos a orar” não está em causa COMO Jesus orava, mas A QUEM…
Textos do blog
This text will be replaced
0 Comentários a “"Senhor, ensina-nos a orar..." [1]”