Tocar e ser Tocado


É a grande proclamação de Jesus: “O Reino de Deus está Próximo!” Ficai sabendo que o Reino de Deus chegou!” “Não espereis que venha de maneira visível, porque o Reino de Deus está no meio de vós!”

Este Reino de Deus esperado está já ao alcance. Venceu o tempo da Promessa e o tempo da expectativa. Já chegou a Plenitude dos Tempos… Este Reino está inaugurado. No entanto, quando Jesus fala dele, muitas vezes diz ainda: “Naquele dia…” E quando os discípulos lhe dizem: “Ensina-nos a orar”, uma das coisas que lhes ensina é a dizer: “Pai… Venha o Teu Reino!”

O Reino de Deus não chegou como uma instituição, como uma norma, como uma moral… Não “foi” um momento na história, mas é um dinamismo no seio da história humana e na história dos Cosmos a conduzir tudo à sua Vocação plena…

“Venha o Teu Reino…” Este “pedir” do Reino obedece à mesma lógica do Amor… Já reparaste que só dizemos “Ama-me!” ou “Diz-me que gostas de mim!” a alguém por quem já nos sabemos muito amados? Ninguém “pede” Amor a ninguém para tirar dúvidas, mas para saborear o que tem como certo. Porque o Amor não se pede… acolhe-se. “Pedir” sinais e palavras de Amor é uma maneira apenas de reconhecer que esse Amor existe, é verdadeiro, não é estático, ainda não se esgotou, e é importante para nós.

…existe… é verdadeiro… não é estático… ainda não se esgotou… é importante para nós…

Assim é o Reino de Deus. Esse Reino que com Jesus aprendemos a anunciar próximo, ao alcance, chegado… e também com ele aprendemos a pedir sempre: “Pai Nosso, venha a nós o Teu Reino…”

“Pedir” o Reino, clamar por ele, é uma maneira de reconhecermos na Fé que o Reino de Deus existe, é verdadeiro, não é estático, ainda não se esgotou e é importante para nós! Como o Amor…

E talvez seja mesmo essa a melhor maneira de falar do Reino, como o Dinamismo do Amor de Deus por nós a acontecer na nossa história, Amor que gera Aliança e nos dá a certeza disto: “Quando te digo que te amo, estou a assegurar-te que nunca morrerás!”

O Dinamismo do Reino é a Vitalidade de Jesus Re-Suscitado, porque o Reino é a maneira de viver de Jesus. Por isso é que ainda não se esgotou nem acabou… porque Jesus foi Re-Suscitado, o Reino foi continuado!

Jesus não é um “morto ilustre”, alguém tão importante que passados 2000 anos continuaria a fazer eco e a fazer-nos procurar o seu jeito de actuar, e o Reino de Deus não é simplesmente a sua mensagem. Se acreditamos que Jesus é o Vivente, acreditamos que ele continua hoje a falar, a viver, a propor, a curar, a tocar, a chamar… Porque Jesus é o Vivente, o Reino de Deus é um Dinamismo Presente e contínuo, porque o Reino de Deus é a sua maneira de viver. Inaugurado na sua história, Plenificado na sua ressurreição.

Não é a sua mensagem antiga de outra coisa qualquer que não seja ele mesmo, no mais íntimo das suas escolhas, na vitalidade das suas acções e no horizonte novo das suas palavras e parábolas. O Reino de Deus é a própria acção do Espírito nele a consagrá-lo e gerá-lo continuamente como filho, essa acção do Espírito que, na sua ressurreição, como uma explosão, se difunde para toda a Humanidade.

O Reino de Deus tem a “sorte” de Jesus, segue-lhe os passos… Estava Presente porque Jesus estava Presente, porque o habitava inteiro… Era o próprio Dinamismo do Espírito de Deus que o habitava e pelo qual o chamamos “Messias”…

Na sua Páscoa-Passagem para o Pai é exaltado e glorificado, e a sua maneira de viver, confirmada por Deus e derramada com o Espírito Santo para todos, torna-se o ponto de encontro do Reino de Deus connosco… Jesus é Re-Suscitado no Amor do Pai, e o Reino de Deus é Re-Suscitado [suscitado de novo, na plenitude do Espírito] também com ele e através dele para todos.

1 Comentários a “"Ficai sabendo que o Reino de Deus chegou!" [1]”

  1. # Anonymous Anónimo

    Olá Rui
    Este sábado (no retiro), tocaste-nos…
    Mostraste-nos a intimidade deste “Jesus” que é Deus do Amor que na sua intimidade nos mostra o Reino dos Ceus…
    Tocaste-nos com a tua simplicidade, com a simplicidade das tuas palavras, com a tua forma de vida, com o teu trato, e enches-te o nosso peito com algo que não sei bem explicar…. é uma mistura de alegria de coragem e de Amor…
    Acolheste-me na tua intimidade com um “tu” e despediste-te com um abraço…
    H á muito que sei que Deus perante as dificuldades da vida, nos responde com Pessoas que coloca na nossa vida…
    Perante as dificuldades da minha vida (a doença de 2011 teve altos e baixos) senti-me como um homem a caminho de Israel na libertação do Egipto, quando havia alguma adversidade sentia-me fraco e perdia alguma fé…
    O nosso encontro de Sábado trouxe-me mais confiança no Nosso Senhor, serviu com certeza para melhor eu seguir e servir o Senhor no seu “Caminho”.

    Obrigado Rui por me Tocares e teres deixado Tocar-te…
    Um abraço e um até breve que espero que seja rápido…
    José Pereira  

Enviar um comentário

Textos do blog

    This text will be replaced






© 2008 Tocar e ser Tocado | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior permission