Tocar e ser Tocado



Acredito que experimentar o Dinamismo do Reino implica também fechar os olhos um pouco para nos sentirmos envolvidos por uma outra “atmosfera”, chamemos-lhe uma “Teosfera”, como um ambiente enorme que nos envolve, circunda, toca por todos os lados e penetra cada poro… Como uma brisa que silenciosamente tudo toca, penetra, conduz, beija, silencia… ou como o leito de um rio sereníssimo, onde te deixas ir sem medo ao sabor da corrente, onde nos deixamos levar confiantes…

Pertencemos a um dinamismo de Vida que ultrapassa infinitamente a existência quotidiana e quase sempre distraída dos nossos dias mornos… Mas já todos experimentámos como a Vida pode ser grandiosa! Quando experimentamos o Amor, a Beleza, a Surpresa de sermos capazes de tantos “impossíveis”, a capacidade de darmos a Vida por alguém ou alguém a dar por nós… Bem sabemos que a Vida pode ser grandiosa! Já o experimentámos…

O Reino está aí, acredito, nesse grandioso da Vida que não é ufano nem efémero, e a sua plenitude ainda está por acontecer! Grande Vida nos espera, grande Festa nos está preparada!

Saboreamos este Dinamismo do Reino como energia divina que nos envolve, como agir divino que nos circunda… como diziam os salmistas antigos: “Rodeias-me por todos os lados… Sabes quando me sento, quando me levanto, ainda a palavra não me chegou á língua e já tu a conheces perfeitamente… Vou ao mais alto monte para me ausentar de ti, ao fundo do mar ou ao outro lado do horizonte, e tu aí estás, sempre me precedes… Como poderei fugir de ti?”

E ao saborearmos tudo isto, perguntamo-nos como falar disto. “Como havemos de falar do Reino?” “Fala de Jesus, olha qu’esta!”, disseram-me estes dias…
Sabemos que Jesus nunca deu definições do Reino… Ele mesmo se fez esta pergunta e depois contava parábolas. Ao faze-la hoje, damo-nos conta que a melhor maneira de responder à pergunta “O que é o Reino de Deus?” é tentar responder a esta outra: “Quem é Jesus de Nazaré?”

Acredito que em Jesus de Nazaré não se revelam “características de Deus” ou “traços do seu rosto”, não percebemos “como Deus é”… que são tudo lógicas muito filosóficas, de um “deus” parado, um “deus divino” demais, “transcendentemente distante” como todos os “deuses muito divinos”…

Acredito que em Jesus manifestam-se Atitudes de Deus! Não é “Deus” que é revelado em Jesus como um divino transcendente, ou como um conceito filosófico para depois dizermos “deus é assim e assado”, mas é o Agir de Deus que se revela em Jesus!

Por isso o evangelista João lhe chama “Verbo”, Palavra em acção, porque Jesus é a Comunicação do Agir de Deus, como que o desbordar do Agir de Deus “para fora” de Si mesmo, da Sua Comunhão… Na sua vida Jesus revela/realiza esta Comunicação de Deus, este Agir que extravasa “o mundo de Deus” e s incarna na nossa história como um Dinamismo Criador e Salvador a que chamamos Reino de Deus! Jesus é o Verbo, a Palavra-Acção de Deus, não o “conceito” ou a “definição” de Deus. Não é “No princípio era o Conceito…”

Acredito que o Reino de Deus é este Dinamismo do Seu Agir entre nós não isolado num momento da história nem esgotado na Vida individual de ninguém, nem sequer na de Jesus.

Acredito que o Reino de Deus, este Dinamismo do Amor de Deus, é a própria maneira de viver de Jesus, que Vive hoje na abundância de Vida do Espírito Santo, e é para nós hoje revelação/realização do Agir Criador e Salvador do nosso Deus!

Se acredito na sua ressurreição, acredito que esta maneira de Viver ultrapassa a morte, é eterna, é uma maneira de viver que sintoniza com o próprio Viver de Deus e é n’Ele plenificada.


0 Comentários a “"Ficai sabendo que o Reino de Deus chegou!" [4]”

Enviar um comentário

Textos do blog

    This text will be replaced






© 2008 Tocar e ser Tocado | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior permission